Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656
Comparte esta pagina
Título : | Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon |
Autor : | AMORIM, Guilherme Oliveira de |
Palabras clave : | Ensino; Física; Arte marcial; Metodologias ativas |
Fecha de publicación : | 14-abr-2025 |
Citación : | AMORIM, Guilherme Oliveira de. Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este artigo analisa o Jiu-jitsu como metodologia ativa na educação, em particular no ensino de Física no Ensino Médio, fundamentado na Teoria Psicogenética de Henri Wallon, que destaca a relação entre corpo, mente e aprendizagem. A proposta foi explorar como a prática dessa arte marcial pode favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos, contribuindo para um aprendizado mais dinâmico e significativo. Além disso, discute-se a relação entre os desafios físicos e a compreensão de conceitos fundamentais de física. A pesquisa, de caráter bibliográfico, investigou estudos acadêmicos e publicações científicas sobre a aplicação do Jiu-Jitsu como ferramenta pedagógica. Os resultados indicam que a prática dessa arte marcial em contexto escolar contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor, socioemocional e cognitivo dos alunos, favorecendo a disciplina, a concentração e a interação social. Além disso, sua integração ao currículo escolar pode potencializar o engajamento dos estudantes, promovendo um ensino mais dinâmico e significativo. Foram analisados exemplos de implementação do Jiu-Jitsu em programas educacionais, evidenciando seus benefícios para a formação integral dos alunos. Além disso, foi construído um plano de aula para orientar os professores na aplicação prática dos conceitos abordados, possibilitando uma experiência estruturada e alinhada aos princípios pedagógicos discutidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Guilherme Oliveira de Amorim.pdf | 795,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons